3 de fevereiro de 2014

NA IMPRENSA: "Jongo em Pauta" na Folha da Manhã On Line/Campos/RJ

Folha da Manhã On Line
Jongo em pauta
29/01/2014 18:27

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Neabi/Uenf) encerrou as atividades do ano letivo de 2013 com debate e roda de Jongo, nesta quarta-feira (29) das 14h às 17h, nos miniauditórios A e B, sala 114, no Centro de Ciências do Homem (CCH). Na ocasião, será feito também o planejamento das ações a serem desenvolvidas no decorrer de 2014.

Para começar, haverá Rodas de Conversas sobre o Jongo em Campos dos Goytacazes, com a participação da jongueira e integrante do Núcleo Geneci Maria da Penha (Noinha), do sambista Sebastião Barbosa Silva (Tião do Pandeiro) e do animador cultural e capoeirista Gilberto Coutinho (Totinho), também integrante do Núcleo. Para encerrar o dia, os convidados principais conduzirão uma roda de Jongo no hall do CCH. Como extensão da pauta do encontro, o grupo pretende fazer a avaliação das atividades realizadas em 2013, discutir a programação do II Aniversário do Neabi, e planejar as próximas atividades.

Em 2014, o intuito é dar continuidade ao grupo de estudos, ampliar sua atuação na pesquisa e extensão da universidade, além de oferecer oficinas à rede pública de ensino, contribuindo para a aplicação da Lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O Neabi/Uenf foi fundado em maio de 2012 pelos professores doutores Leandro Garcia Pinho e Maria Clareth Gonçalves Reis, ambos vinculados ao Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem (LEEL) do CCH. Em maio do ano passado, quando o Neabi completou um ano, a data foi festejada com o debate do tema “10 anos de políticas de ações afirmativas no ensino superior: avanços e desafios” e a exibição, seguida de debate, do documentário “O povo brasileiro”, inspirado no livro do antropólogo Darcy Ribeiro. Também foram ministradas as palestras “O que falar sobre o real e o ideal: 10 anos de políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Brasileiras” e “A questão educacional indígena no Brasil: mudanças, conquistas e desafios no contexto atual”, esta apresentada por Anari Pataxó, integrante da Coordenação Geral de Educação Escolar Indígena — MEC. Segundo a coordenadora do Neabi, Maria Clareth Reis, este evento teve bastante repercussão dentro e fora da universidade contribuindo com o debate sobre a polêmica ainda existente em torno das ações afirmativas no Brasil.

O Neabi também esteve presente na organização do evento “10 anos da Lei 10.639/2003. Os desafios para a sua implementação”, como parte do Projeto Olhares África-Brasil, realizado no Isepam em novembro de 2013. Este projeto começou em 2008 no Curso Superior do Isepam e foi ampliado em 2012, depois da parceria com o Neabi/Uenf. Além disso, o núcleo contribuiu com a realização do Congresso Nacional de Estudantes de Agronomia (Conea), cujo tema foi “O Papel do (a) Agrônomo (a) em formação na realidade indígena e nas comunidades tradicionais”, realizado no Centro de Convenções da Uenf, em de setembro de 2013.

Outras atividades foram realizadas pelo núcleo em 2013, especialmente através dos encontros de estudos ocorridos nas últimas quartas-feiras de cada mês no CCH/Uenf. Diversos temas foram discutidos, como: “Da Favela ao Quilombo”, de Andrelino Campos; “A questão indígena no Brasil: lutas e desafios”; “Mapeamento das comunidades remanescentes de quilombos de Campos: Quais são? Onde se localizam?”; “Povos indígenas na bacia inferior do Paraíba do Sul: Estudos de etnohistória e arqueologia”; “Religiões afro-brasileiras, enfrentamentos e resistências perante o preconceito”, dentre outros. (A.N)

Fonte: http://www.fmanha.com.br/cultura-lazer/jongo-em-pauta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO.
Mensagens inadequadas serão apagadas.

Equipe NEABI