14 de abril de 2014

“Greve de fome” dos estudantes da UENF recebe o apoio do militante Frei David

Luiz Alberto Araujo da Silva, estudante de Agronomia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, realizou protesto através de greve de fome dirigido à Reitoria da UENF e ao governo do estado do Rio de Janeiro em prol de melhorias para os estudantes universitários desta instituição. Durante a greve, em entrevista ao Blog do Pedlowski, o grevista declarou ser o último estudante cotista negro do curso de Agronomia do 5° período, uma vez que os demais cotistas evadiram do curso por dificuldades financeiras. Para Luiz Alberto as cotas são um sistema de inclusão social verdadeiro e funcional na UENF. Outro estudante uniu- se a Luiz Alberto em seu protesto, o Gustavo Frare do Valle do curso de Ciências Biológicas. Gustavo foi companheiro na luta, permanecendo junto a Luiz Alberto até o final.

Luiz Alberto oficializou sua posição por meio da Carta Aberta e Declaração de Greve de Fome por ele escrita, amplamente divulgada pela internet e outros espaços de comunicação. Sua narrativa despertou a atenção do Frei David, que no dia 10 de abril de 2014, por telefone, declarou sua admiração e apoio a sua causa e luta.

Frei David
Foto de Elcio Braga
 Frei David é militante da causa afro no país, em especial das cotas nas universidades. Em 1992 o frei fundou a Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários com a missão de promover a inclusão de estudantes nas universidades públicas e particulares (com bolsas de estudos), contando com a atuação de professores voluntários nos núcleos, presentes em diversos estados brasileiros.

Segundo a Profa. Maria Clareth Gonçalves Reis, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI-UENF e apoiadora do protesto, Frei David teve uma longa conversa com Luiz Alberto, após a suspensão da greve de fome de 75 h. O Frei afirmou: "(...) Conversei bastante com este guerreiro!!! A luta não foi em vão! 

Sobre o Frei David
David Raimundo dos Santos é frade franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM) na Província da Imaculada Conceição do Brasil, em São Paulo. Nasceu em 17 de outubro de 1952, em Nanuque, Minas Gerais. Ordenado Sacerdote em 16 de julho de 1983, tem formação superior em Filosofia e Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, com especialização em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. Há mais de 30 anos, dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e afrodescendentes, com participação em congressos, seminários e encontros em todo Brasil sobre esse tema.

Referências:

por Marcelo Ferreira e Danielly Tomaz – NEABI - UENF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO.
Mensagens inadequadas serão apagadas.

Equipe NEABI