18 de janeiro de 2016

ROUBO DE SOMBRA, DEPRESSÃO E SUICÍDIO DE INDÍGENAS NA AMAZÔNIA SÃO OS TEMAS DO “DIVERSIDADE EM CIÊNCIA”



(RÁDIO USP-FM). PESQUISADOR TAMBÉM FALA DE QUILOMBOS NA AMAZÔNIA E A RELAÇÃO ENTRE NEGROS E ÍNDIOS.

[A entrevista vai ao ar na segunda-feira, dia 18 de janeiro, às 13 horas e será reapresentada no sábado, dia 23, às 14 horas, na Rádio USP-FM]


O professor adjunto do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Renan Albuquerque Rodrigues, fala no “Diversidade em Ciência”, da Rádio USP-FM, sobre culturas indígenas e os impactos psicossociais sofridos por esses povos em decorrência do racismo.

Segundo Renan, há um crescimento ascendente e sistemático de suicídios de indígenas, que na cultura mitológica desses povos recebe o nome de "roubo de sombra", quando o indivíduo é acometido pela "panema", doença que o enfraquece e o leva a morte. No entanto, a indiferença da medicina ocidental em relação às culturas e subjetividades dos indígenas os impede de ter tratamentos adequados.

Durante a entrevista, Renan Albuquerque irá falar também dos quilombos amazônicos atuais, constituídos por escravizados fugidos no Brasil colonial e ainda poucos conhecidos e estudados por pesquisadores.

Renan Albuquerque tem doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia; é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos, da UFAM, no campus de Parintins, no baixo Amazonas.

O “Diversidade em Ciência” é um programa de divulgação científica, voltado para as ciências da diversidade e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale.

A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link     http://www.radio.usp.br/?page_id=5404




Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO.
Mensagens inadequadas serão apagadas.

Equipe NEABI