> Poeta aclamada
> Escritora e ícone dos direitos civis
Morreu na manhã desta quarta-feira
em sua casa na Carolina do Norte.
A célebre poeta, escritora e ativista dos direitos civis faleceu na quarta-feira em sua casa, Carolina do Norte
(com tradução livre de Memorial Lélia Gonzalez)
Maya Angelou, poeta aclamada, escritora e ícone dos direitos civis, que escreveu liricamente sobre sua infância no sul de Jim Crow, morreu na manhã desta quarta-feira, 28 de maio/2014. Ela tinha 86 anos e sua morte foi confirmada por um representante da família e por funcionários no gabinete do prefeito de Winston- Salem (Carolina do Norte), onde morava.
Angelou foi homenageada com mais de 50 prêmios, incluindo a maior honraria civil da nação, a Medalha Presidencial da Liberdade, por suas obras completas de poesia, ficção e não ficção; principalmente por seu livro de memórias totalmente inovador “Eu Sei Porque o Pássaro Preso numa Gaiola Canta”, o que fez história como um dos primeiros best-sellers de não-ficção por uma mulher Afro-Americana.
O presidente Barack Obama se referiu a ela como "uma das luzes mais brilhantes do nosso tempo - uma escritora brilhante, uma amiga feroz e uma mulher verdadeiramente fenomenal." "Com uma palavra amável e um forte abraço, ela teve a capacidade de lembrar-nos de que somos todos filhos de Deus; que todos nós temos algo a oferecer", disse Obama em um comunicado. "E agora que Maya se foi, termos o conforto em saber que sua música vai continuar, ‘atirando-se para o céu’ - e celebramos a aurora que Maya Angelou ajudou a trazer."
.....
Nascida em 4 de abril de 1928 , em St. Louis , Missouri, Angelou viveu uma infância itinerante, viajando entre sua cidade natal e Stamps, no Arizona, onde ela testemunhou a segregação racial diretamente, uma experiência que viria a informar alguns dos capítulos mais marcantes de seus livros.
.....
Como ativista dos direitos civis, ela tornou-se amiga de Martin Luther King Jr. e Malcolm X, dentre outros.
.....
Carlos Moore - etnólogo e cientista político radicado no Brasil, “fundamentalmente um militante anti-racista e anti qualquer forma de dominação” - que tem Maya Angelou como parte de sua família espiritual, afirma que ela se junta, agora, à Grande Armada; aquela Armada que conta com o melhor dentre os melhores de nossas fileiras: Marcus, Césaire, Malcolm, Sankara, Biko, King, Mandela, Rosa Parks, Fanon, Sejourner Truth, Lumumba, Mrs Garvey, Um Nyobe, Felix-Rouland Moumié, Walterio Carbonell, Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez ...
Para mais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO.
Mensagens inadequadas serão apagadas.
Equipe NEABI