10 de julho de 2013

I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (Corpir)

A Prefeitura de Campos promove, nesta quinta-feira (11), a I Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (I Corpir), que contará com a participação dos municípios consorciados de Cardoso Moreira, Italva, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, e que terá como tema “Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Brasil Afirmativo”. O evento, realizado pelo Programa de Igualdade Racial, da Secretaria de Família e Assistência Social, em parceria com a Superintendência de Igualdade Racial, da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, acontece na sede da antiga Fundação Zumbi dos Palmares, com cadastramento a partir das 8h e solenidade de abertura às 8h30, com a composição da mesa pelas autoridades e leitura do Regimento Interno.

A I Corpir antecede a III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir), que será realizada pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos no próximo mês, na cidade do Rio. O objetivo da Conferência Regional é definir propostas que reafirmem e ampliem, junto às esferas estadual e federal, as políticas públicas do Norte Fluminense de enfrentamento ao racismo e promoção da igualdade racial enquanto fatores de desenvolvimento da justiça social nos municípios parceiros.

Na conferência, serão avaliados os avanços alcançados nos 10 anos da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e os desafios dos municípios norte-fluminenses ante a implantação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). “Embora Campos já tenha uma política definida, é uma obrigação reunirmos os segmentos e debatermos essa questão. E, hoje, verificamos a necessidade de ir adiante e partimos para as ações”, destacou o superintendente de Igualdade Racial, Jorge Luiz dos Santos.

 O secretário de Família e Assistência Social de Campos, Geraldo Venâncio, destaca que a conferência envolve instâncias governamentais e não-governamentais na apresentação de propostas que serão encaminhadas pelos delegados eleitos em plenária à conferência estadual e, posteriormente, à Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir).

 - Além da secretaria da Família e Assistência Social, Fundação Cultural, Educação, Saúde, Agricultura e Trabalho e Renda, a sociedade civil organizada participa dessa construção através dos conselhos municipais, instituições de ensino e outras entidades representativas e atuantes na defesa dos direitos das comunidades tradicionais. A I Corpir será o momento em que todos se unem para criar propostas dentro de eixos pré-definidos, como educação no contexto das relações étnico-raciais, saúde da população negra, o respeito às religiões de matrizes africanas, a preservação da cultura e a defesa das comunidades quilombolas, o combate ao racismo e à discriminação. Será a oportunidade de apontarmos as diretrizes para as políticas de promoção e institucionalização da igualdade racial que desejamos ter implantadas em nossa região -, concluiu Venâncio.

Fonte: PMCG - SMFAS - Secretaria Municipal de Família e Assistência
Conferência de Promoção de Igualdade Racial nesta quinta (11 jul. 2013)
por Verônica Nascimento e Marcio Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO.
Mensagens inadequadas serão apagadas.

Equipe NEABI